O St. Patrick’s Day é uma festa da cultura da Irlanda que se expandiu para vários países do mundo a partir da imigração irlandesa.
Acontece no dia 17 de março, data em que se lembra o aniversário de morte de São Patrício, o padroeiro do país europeu.
Atualmente, esse é o maior e mais festejado feriado da Irlanda.
Conheça a história do St. Patrick’s Day
Por incrível que pareça, a história do feriado mais famoso da Irlanda começa na Grã-Bretanha.
A vida de São Patrício
São Patrício, o símbolo irlandês, nasceu no século IV, na Inglaterra. A história conta que ele viveu até os 16 anos no país, com crenças e costumes pagãos. Inclusive, seu nome sequer era Patrício originalmente O que mudou o destino de São Patrício foi o fato de que foi raptado por piratas e vendido como escravo à Irlanda.
Lá, ele viveu em cativeiro por 6 anos, quando começou a se aproximar da religião católica Porém, Patrício conseguiu fugir da prisão e voltar à Inglaterra, onde estudou por 12 anos em um mosteiro e acabou se tornando um bispo católico em 432 Foi quando ganhou o nome de Patrício Sentindo um chamado divino para retornar à Irlanda e livrar o país do paganismo celta, Patrício voltou ao país que o prendeu para evangelizar os povos na doutrina católica. Lá, ele foi missionário durante 30 anos e se mudou para County Down, condado onde faleceu em 17 de março de 461.
A criação do feriado de St. Patrick’s Day
O Dia de São Patrício surgiu em 1903 como uma comemoração religiosa da vida desse homem santo. Ela acontecia sempre no dia 17 de março, aniversário da sua morte. Porém, a data caía sempre em meio à quaresma, que já é um período de restrições comportamentais aos fiéis católicos Para que a celebração não fosse ofuscada pelos sacrifícios da quaresma, a Igreja Católica suspendeu essas restrições na data, fazendo com que ela se tornasse um momento do povo irlandês comemorar com comida farta, músicas, festas e bebidas Mas, a celebração como se conhece hoje ainda demoraria a acontecer Os tradicionais pubs não abriam nesse feriado e só foram participar ativamente da festa de São Patrício em 1970, muito estimulados pelas cervejarias locais.
Como o Dia de São Patrício é comemorado?
Quando o assunto é comemorar o St. Patrick’s Day, a festa varia conforme o país que a sedia. Na Irlanda, berço da comemoração, são realizadas paradas de bandas e apresentações de artistas variados. Comidas e bebidas verdes também são vendidas e a população sai em peso para as ruas e pubs do país.
St Patrick's Day é comemorado no Brasil?
Apesar de não ser feriado por aqui, algumas cidades promovem diversos eventos de St. Patrick’s Day na semana do dia 17 de março.
Essa é uma ótima maneira de fugir do tradicional e participar de eventos que promovem outras culturas pelo nosso país. Descubra onde comemorar o St. Patrick’s Day no Brasil!
Curiosidades sobre o St. Patrick’s Day
A comemoração do St. Patrick’s Day mistura lendas, folclore, história e crenças. Mas,
Veja algumas curiosidades marcantes da celebração do St. Patrick’s Day.
Por que usar verde no St. Patrick’s Day?
Existem diversos motivos para que o verde seja a cor dominante do St. Patrick’s Day.
O primeiro deles é que a Irlanda tem o apelido de Ilha Esmeralda. Ela é conhecida assim porque as condições climáticas do local fazem com que o país tenha uma mata verde constante ao longo de todo o ano.
O segundo motivo é o uso da cor verde em um momento emblemático da história do país.
Estamos falando da Rebelião Irlandesa de 1798, quando os católicos e protestantes no país resolveram se revoltar contra o controle da Inglaterra, que era anglicana.
Para chamar a atenção para esse conflito, o exército rebelde vestiu o verde em 17 de março, o que ajudou a reforçar essa imagem como a cor símbolo do país.
Como a festa de St. Patrick’s Day é uma celebração de um santo padroeiro do país e de vários aspectos da cultura irlandesa, o verde é usado nessa festa em roupas, comidas, bebidas, decoração e tudo o mais.
O que é o chopp verde?
No St. Patrick’s Day, até a cerveja bebida é da cor verde.
Hoje, o chopp é feito com corante alimentício dessa cor, misturado à cerveja normal de todos os dias. Porém, conta a lenda que isso nem sempre foi assim.
Acredita-se que, em 1910, a cerveja verde tenha sido criada em Nova Iorque como homenagem ao St. Patrick’s Day. Seu autor seria um médico que teria colocado acetaldeído para dar o tom à bebida.
Com essa química presente, o sabor teria sido alterado e a bebida faria mal ao estômago, porque o acetaldeído interferiria no processo de fermentação.
Sorte que hoje em dia é possível desfrutar dessa iguaria com o sabor original.
É possível beber na rua no St. Patrick’s Day?
Por falar em bebida, o que vem à sua cabeça quando pensa na Irlanda? Muito chopp e pubs, é claro!
Você sabia que não é permitido beber nas ruas nesse país? Pois é, mas essa regra muda durante a festa de St. Patrick’s Day.
Nesse feriado, celebrar com muita cerveja pelas ruas é uma atitude comum e liberada, sem pagamento de multa.
St. Patrick's Day no Pepper Jack
Aqui no Pepper Jack também comemoramos o St. Patrick’s Day, com muita música e diversão.