A pimenta-caiena é uma variedade de Capsicum annum, uma espécie de planta nativa da América. Outras variedades desta espécie são o pimentão, a páprica e o jalapeño. Deve o seu nome à cidade de Caiena (Cayenne), capital da Guiana Francesa, local de onde se origina.
Muitas vezes, a pimenta-caiena é confundida com a pimenta dedo-de-moça, que é muito semelhante em aparência, mas um pouco mais comprida e fina do que a primeira variedade. Além disso, a pimenta-caiena é um pouco mais picante do que a dedo-de-moça, segundo a escala Scoville, que classifica a ardência das pimentas.
A ardência e a sensação de calor da pimenta são atribuídas ao alto teor de capsaicina, substância que promove diversos benefícios à saúde, como prevenção da obesidade e redução dos níveis de gordura no sangue
Além de seu uso culinário, a pimenta cayenne tem uma longa história de uso em práticas medicinais. As culturas indígenas da América Central e do Sul usavam a pimenta para tratar uma variedade de condições, incluindo dores de estômago e problemas circulatórios. No século XX, a ciência moderna começou a explorar os benefícios da capsaicina, o composto ativo na pimenta cayenne, para a saúde.
Ela é comercializada na forma fresca, desidratada ou em pó, sendo usada para temperar alimentos, como carnes, sopas e massas. Além disso, a pimenta caiena também é encontrada na forma de cremes ou suplementos em cápsulas, sendo usada para fins medicinais.
Aqui no Pepper, temos a nossa deliciosa Buffalo Wings na versão picante, com a pimenta Cayenne. Venha experimentar!
Fontes: