Matéria para O Município Blumenau

Notícias
27/06/2025
Matéria para O Município Blumenau

Conheça o executivo que virou chef, recomeçou aos 40 e construiu império gastronômico em Blumenau

Caio apostou no empreendedorismo gastronômico e hoje, aos 57, é referência local com três restaurantes na cidade

Caio Fontenelle trocou os cargos executivos por panelas, receitas e gestão gastronômica. Após trabalhar por anos em empresas como Nestlé, Ambev, Unilever, Portobello, Marisol e Hering, decidiu recomeçar. Aos 40 anos de idade, deixou o setor corporativo para investir em um antigo desejo: empreender na área da gastronomia.

Nascido em São Paulo, Caio viveu em Blumenau pela primeira vez aos 17 anos. Retornou à cidade por volta dos 30 e se identificou com a comunidade local, que descreve como respeitosa e acolhedora. Foi nesse contexto que tomou a decisão de transformar sua paixão pela gastronomia em carreira.

Durante os anos em que atuou no setor corporativo, Caio teve contato direto com cozinhas experimentais, usadas para o desenvolvimento e teste de produtos alimentícios. Fascinado pelo ambiente, passava boa parte do dia acompanhando a preparação de diversas receitas. Essa vivência despertou um interesse profundo, que mais tarde o motivou a empreender na área.

“Todo mundo passa por um período de querer deixar um legado. Comecei a pensar que, se não me arriscasse e conhecesse algo novo, teria encerrado minha carreira profissional sem viver outras experiências. Minha mãe sempre me disse que eu sempre gostei e sonhei em montar um restaurante, e hoje consegui. Persegui meus sonhos. Se fui grato na minha carreira profissional como executivo, sou mil vezes mais grato pelos meus negócios. Sou grato a Blumenau, que me acolheu, e tento retribuir de alguma forma. A realização que isso me traz é muito grande; vivo com intensidade e com muito prazer”, relata Caio Fontenelle.

A consolidação de uma carreira gastronômica em Blumenau

Antes de abrir o primeiro restaurante, Caio concluiu um mestrado em empreendedorismo e deu aulas em faculdades enquanto preparava o projeto.

Segundo ele, a formação foi importante para planejar o funcionamento do negócio e desenvolver um cardápio com pratos diferenciados e sabores únicos.

Na época, Fontenelle não tinha certeza sobre a recepção futura do restaurante na cidade.

Em 2009, inaugurou o Figueira, especializado em carnes assadas na parrilla. O primeiro prato autoral, o Filé Boehme, começou a ser testado dentro da casa, e hoje é uma das refeições mais solicitadas do cardápio.

A partir do sucesso do Figueira, criou dois novos empreendimentos: o Pepper Jack, inspirado na culinária americana, e o Oliv, voltado à gastronomia mediterrânea.

Caio explica que o Pepper Jack é um restaurante que também tem elementos da gastronomia mexicana, como burritos, quesadillas e nachos, além de hambúrgueres artesanais e porções de batata frita.

No entanto, o restaurante Oliv é destaque por pratos elaborados. O chef detalha que o nome do terceiro restaurante foi inspirado na filha, Olívia, de sete anos. Para homenageá-la, Caio adaptou o nome para “Oliv”.

No aniversário de seis anos de Olívia, em uma das paredes do restaurante, Fontenelle completou o nome com o restante da palavra, formando ‘Olivia’. A menina costuma cozinhar com o pai, com quem compartilha o gosto pela culinária.

Além dos restaurantes, Caio também agregou uma unidade da Grand Cru, especializada em vinhos, junto ao Oliv.

Todos os restaurantes estão localizados exclusivamente em Blumenau. A escolha por concentrar os empreendimentos na cidade visa manter proximidade com a comunidade, ao preservar a qualidade dos pratos e as características próprias de cada estabelecimento.

Perspectivas de Caio Fontenelle sobre o futuro profissional

Caio Fontenelle possui formação em marketing, pós-graduação em logística e em qualidade total, e vivência como gerente comercial e supervisor de vendas. Ele ainda acumula experiência na área de negócios e aplica no dia a dia de seus estabelecimentos.

Para Caio, o empreendedorismo exige planejamento e dedicação. Portanto, o sucesso na gastronomia veio da combinação entre estudo, prática, esforço e paixão.

“Demorei 20 anos para conquistar meu sonho. Foram anos de economia e muita paixão pela gastronomia. Além disso, fiz três anos de preparação antes de dar o passo para o empreendedorismo, e mais um ano dedicado ao planejamento do restaurante. Por isso, digo: tenha paciência e, se for investir nos estudos, faça isso com dedicação”, explica Fontenelle.

“Tenha seu sonho, mas não se jogue no desconhecido. Empreender não é saltar no mar sem saber nadar. É estudar muito, fazer contas, planejar com cuidado e conhecer seu mercado melhor que qualquer concorrente. O segredo para prosperar é esgotar todo o conhecimento que puder adquirir. Vencer não é fácil, mas com esforço e preparo acima da média, é possível alcançar o sucesso”, finaliza o chef e empreendedor.

Hoje, aos 57 anos, casado, Caio segue pensando no futuro. Pretende abrir novos restaurantes e afirma que ainda há muitas ideias para colocar em prática.

Matéria completa: https://omunicipioblumenau.com...;utm_medium=Social&utm_campaign=2025

CONTATO

                                                                                    


icon-natela Natela - Soluções Web