Ao contrário do que muitos pensam, essa não é a gastronomia mexicana propriamente dita.
Tex-Mex é uma junção de elementos do Texas e do México, refletindo muita história e cultura dos dois locais.
Em 1875, foi inaugurada uma linha chamada Ferrovia Texano-Mexicana, que ligava os dois países e logo ficou conhecida como Tex-Mex, influenciando na escolha do nome dessa gastronomia tão rica.
Tex-Mex na gastronomia uniu os dois lados em um culinária mais acessível, com ingredientes não comuns à culinária tradicional, e os apreciadores da comida mexicana começaram a fazê-la em casa.
Enquanto a cozinha mexicana tem como base o milho, feijões e pimentas. Ao passo que o país é um grande produtor de milho e tem uma grande variedade desse grão.
Um dos produtos agregados à cozinha Tex-Mex pelos texanos, foi justamente a farinha de trigo. Onde começaram a aparecer as tortillas de farinha, substituindo as de farinha de milho.
Normalmente a cozinha tradicional é mais picante do que a tex-mex. Mas em ambos os casos são muito saborosas e aceitas, pela maioria das pessoas.
A cozinha tex-mex é possível de reproduzir, pois se trata de ingredientes mais fáceis de encontrar. Os pratos levam tomates, cebolas, coentro, alho, cacau, carnes de porco ou bovina e frango.
Além destes, a base com milho, abacate, usado em preparações salgadas, feijões, usados como purês e pimentas em muitas variações, mais ou menos picantes.
Os pratos mais tradicionais da cozinha Tex-Mex que você encontra aqui no Pepper Jack:
Tacos – o tradicional com as tortillas feitas com milho, são muito tradicionais na culinária mexicana. Ao passo que as tortillas de farinha de trigo ou fritas, são tex-mex.
Burritos – são originais da cozinha tex-mex, mais especificamente de Los Angeles. Ou seja, onde foram criados em 1930, no restaurante El Cholo Spanish Cafe, feito com tortilla de farinha de trigo.
Nachos – as tortillas de milho fritas são conhecidas no México como totopos. São servidas com carne, guacamole, queijo e salsa, foram “inventadas” por Ignacio Nacho Anaya. Dono de um restaurante próximo às bases militares do Texas, serviu aos soldados, na época da Segunda Guerra.
Guacamole – uma mistura de abacate, cebolas, tomates e coentro. Assim, é consumido com nachos ou como recheios de burritos ou tacos.
Chimichangas - Burritos fritos, tipicamente recheados com uma variedade de ingredientes. A tortilha é recheada com os ingredientes, depois enrolada firmemente e frita até ficar crocante e dourada. Eles geralmente são cobertos com creme de leite, guacamole, salsa ou queijo, e são um prato popular na culinária Tex-Mex e do Sudoeste.
Quesadillas - Prato mexicano popular feito com tortilhas e queijo, geralmente acompanhado de uma variedade de recheios, como carnes, vegetais, feijões ou temperos. As tortilhas são tipicamente cozidas em uma chapa ou frigideira até que o queijo derreta e o exterior fique dourado e crocante.
Venha nos visitar e saborear as delícias da culinária Tex-Mex!